O ENEM

Dentre os vestibulares existentes no território brasileiro, o ENEM é hoje a principal forma de ingresso em universidades públicas, além de poder ter também sua nota validada para algumas universidades privadas.

Como o exame concentra boa parte das universidades, o acesso torna-se bastante concorrido. Assim, é necessário que os candidatos sigam estratégias que aperfeiçoem os estudos neste ano tão importante.

Para que o aluno tenha êxito, é indispensável muito estudo, além do esforço, mas também é imprescindível que todas as competências exigidas sejam analisadas. Ao conhecer cada parte da prova, o estudante verá que precisa ter domínio de um cunho conteudístico, associado ao conhecimento de mundo, englobando questões sociais e atuais.

Em relação à redação, é importante que os alunos não deixem para treinar na última hora. Há cinco competências que precisam ser avaliadas e, dessa forma, são contemplados os seguintes aspectos: o domínio da norma padrão da língua escrita; a adequação ao tema, ao tipo, junto à capacidade de articulação entre o viés social e interdisciplinar; a argumentação em si (coerência); a coesão e a proposta de intervenção.

Após toda essa dedicação, o candidato estará perto de realizar seu objetivo: ingressar para o nível superior em uma instituição de excelência.

 

Professora Rita Carolina – Ensino Médio Faria Brito

Leia outros artigos