Faria Brito

Conheça a Rede de Ensino Faria Brito

História

Há 35 anos, nascia uma escola disposta a investir em um sonho: educar com paixão. Iniciava-se, em setembro de 1980, a primeira unidade da Rede Faria Brito, no Méier, desenvolvendo sua proposta pedagógica para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, complementado, cinco anos depois, com o Ensino Fundamental II.
A unidade Barra, dentro do condomínio Santa Mônica foi inaugurada em 1992, implantando o Berçário e, logo em seguida, a unidade Recreio em 1998, iniciando o Ensino Médio.

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica da Escola está focada em saber pensar, fazer, ser e conviver, desenvolvendo no aluno o hábito da pesquisa, levando-o a questionar, experimentar e construir o pensamento, visando às grandes transformações da atualidade.
Para o Faria Brito, educar é criar oportunidades para desenvolver harmonicamente um conjunto de habilidades que levem à aquisição de competências essenciais, favorecendo a construção da autonomia intelectual, o pensamento crítico, a iniciativa e a criatividade, bem como a formação de atitudes e valores éticos, morais e culturais para se viver como cidadão e como profissional, numa sociedade de rápidas e profundas transformações em todos os níveis.
A Escola acredita na apropriação do conhecimento para a construção de saberes a partir da realidade de cada indivíduo, ensinando a raciocinar mais do que decorar, a interagir com a realidade, estimulando o desenvolvimento da lógica, da capacidade de fazer escolhas e tomar decisões.
O planejamento curricular é dinâmico, adaptado à realidade, às exigências do sistema educacional e às aspirações e possibilidades do aluno. Está aberto às inovações pedagógicas e tecnológicas que agreguem valor e qualidade, sempre com foco nos resultados do processo avaliativo.

Meta

Tem como meta acompanhar individualmente o aluno, estimulando cada criança e jovem a ser feliz e bem sucedido, valorizando sua curiosidade, seu desejo de saber mais, sua autonomia e responsabilidade como estudante, através de diferentes e desafiadoras atividades acadêmicas e também participando de concursos internos e de olimpíadas nacionais, tornando cada dia na Escola diferente, desafiador e prazeroso.

Equipe

Este trabalho é sustentado pela integração da equipe pedagógica, composta por pedagogas, psicopedagogas, orientadoras educacionais, psicólogas, psicomotricistas e nutricionistas, com o apoio da área de Pediatria. Tais especialistas, além da formação acadêmica superior exigida para o desempenho de suas funções, estão em constante atualização através de pós-graduações, cursos, seminários e congressos, assim como todos os professores, muitos com mestrado e alguns com doutorado, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, este último aprovando seus alunos para as melhores universidades públicas e privadas, tanto em vestibulares como pelo ENEM.

Família

A presença e atuação da Família e da comunidade nas atividades realizadas pela Escola são estimuladas, formando parcerias produtivas para o desenvolvimento do potencial intelectual, afetivo e social de seus alunos.

Crença

O Faria Brito acredita que somente com uma educação séria as novas gerações serão capazes de transformar o País.
Mayra Faria Brito
Diretora fundadora da Rede.

CLOSE
CLOSE