Metodologia

Filosofia

Numa escola que escolhe o caminho da produção, não há mais espaço para um currículo que se resuma a uma lista de informações para serem transmitidas aos alunos e meramente decoradas e arquivadas. Não há mais espaço para a recepção passiva e para o acúmulo de conteúdos distantes da realidade do aluno. O lugar agora é de interação e da aprendizagem significativa, da vivência, da experiência, da troca de informações relevantes, da reflexão sobre fatos e circunstâncias, do conhecimento e da sabedoria construídos no debate e no diálogo, na busca de soluções para o mundo físico, social e pessoal (porque admite a diversidade). O currículo tem um caráter dinâmico e interativo e suas escolhas estão relacionadas às práticas escolares, à vida presente, concreta, atual, constituída historicamente.

Metodologia


A aprendizagem significativa se dá na experiência direta com o objeto do conhecimento mediada pela intervenção do professor e por definição envolve aquisição/construção de significados. É no transcorrer da aprendizagem significativa que o significado lógico dos materiais de aprendizagem (conteúdos, fatos, conceitos, procedimentos) se transforma em significado psicológico para o aprendente. Ao tomar posse desse significado o aluno é capaz de transpor a barreira da reprodução e alcançar a criação de respostas e soluções que o fazem crescer em todas as suas dimensões: social, humana, cognitiva, física e emocional.